quinta-feira, 26 de julho de 2012

O Vale de Lágrimas

A Oração que nós, católicos, rezamos ao fim dos terços: “Salve Rainha” conta com uma parte bastante expressiva e que chama atenção:

“[...] A vós bradamos os degredados filhos de Eva; A vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas”

O mundo em que vivemos seria esse vale de lágrimas, esse vale da dor, das amarguras.
Quantas vezes nos sentimos tristes? Com um vazio no coração, como que perdidos? Será que conhecemos esse tão falado vale de lágrimas?

“No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem”
(Jo 16:33)

O pior acontece quando não nos apoiamos no que acreditamos nos maus momentos de nossas vidas: quando não utilizamos da nossa fé para contornar as tristezas da vida e assim vamos nos afastando do que nos faz bem.

Se formos parar pra pensar, nem Jesus, em seus três anos de vida pública por nós conhecidos deixou de passar por provações! Foi tentado, difamado, caluniado, blasfemado, escarrado, flagelado e crucificado! Imaginem só...

Acontece que no último momento, no último suspiro, no último pedido, Cristo nos dá o maior exemplo de fé que poderia dar, falando:

“Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito”
(Lc 22:46)

Vivemos num vale de lágrimas? Sim! Todos passam por dificuldades constantes. Mas podemos, baseados na nossa fé em Deus, atravessar esse vale de lágrimas? Fazer disso um tempo de crescimento? Com certeza!

O Salmo 84 nos mostra um pouquinho de como podemos vencer as tristezas dessa vida em três simples dicas:

1.BUSQUE A CASA DE DEUS!
“É melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar.” diz um lindo trecho do Salmo. Quantas vezes passamos, durante o dia, em alguma Igrejinha perto de casa, em alguma capelinha e não paramos para visitar o Sacrário?

Busquemos a Casa de Deus e a Santa Missa também nos momentos difíceis!

2.ABRA O CORAÇÃO PARA DEUS!
Portanto, no momento em que estamos no vale de lágrimas devemos contar tudo à Ele. O Cara nos conhece mais que conhecemos a nós mesmos; nos perdoa; enxuga nossas lágrimas e nos enche de força para seguirmos em frente.

A nossa força, amigos, não vem do ‘pensamento positivo’, da ‘sorte’, de um ‘livro de auto-ajuda’ qualquer... a nossa força só pode vir do Alto. Nossa força vem do Senhor!

3.CONFIE SUA VIDA PARA DEUS!
Quem quer vencer seu vale de lágrimas precisa confiar exclusivamente no Senhor.  Segundo o salmo, tendo confiança plena em Deus, ele será para você “luz e escudo” e o vale de lágrimas é transformado em um verdadeiro vale de bênçãos.
---

Irmãos, saibamos nos entregar de corpo e alma para o Senhor nosso Deus! Saibamos tornar nosso vale de lágrimas em um vale de alegrias, de certezas, de graças! Um bom fim-de-semana!

Um comentário:

  1. Lui, achei demais o post de hoje!
    Com certeza vai fazer diferença no dia de alguém!
    Continue escrevendo!
    Beijoss

    ResponderExcluir