segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Por Cristo, Com Cristo e Em Cristo

“Amizade é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo

Antes de tudo paremos pra pensar: A partir do momento da minha conversão tenho sido um bom amigo, assim como Jesus me ensina? Respeitando, acudindo e levantando a cabeça do meu irmão?

Não temos dúvida que as amizades que levamos em nossa vida são muito importantes e nos fazem crescer.

Quão bom é ter um amigo para compartilhar alegrias! Para dar o ombro na hora das tristezas! Para acalmar-nos nas horas em que erramos! Enfim, para nos botar mais perto do Pai!

Como são importantes as amizades cultivadas no seio da Igreja. Como é bom termos amigos que são instrumentos de Deus

Mas imaginemos: E nossos companheiros e companheiras que não compartilham de nossa fé? Como agir?

“Fala de Cristo apenas quando te perguntarem. Mas vive de tal maneira que te perguntem por Cristo”
(Paul Claudel)

Simplesmente temos que ser o “Cristo” que esse nosso amigo ainda não conhece, ou ainda não aceita. Difícil, não?

O Evangelho dessa Segunda-Feira (Lc 5, 17-26) pode nos ajudar a abrir os olhos para isso!
Certa vez, Jesus estava ensinando, quando apareceram algumas pessoas carregando num leito um homem paralítico. Essas pessoas certamente eram amigos do homem paralítico, pois estavam, de qualquer forma, tentando introduzir o amigo para dentro da casa onde Jesus estava. 

A casa se encontrava com um difícil (quase impossível) acesso. 

“Como vamos introduzir nosso irmão diante de Jesus com toda essa multidão?” devem ter pensado os amigos.

 Desistir de ajudar o irmão necessitado? Certamente não! Eles então subiram no telhado, e entre as telhas o desceram com o leito para diante de Jesus.

Vendo a fé que estes homens possuíam Jesus disse: “Meus amigos, teus pecados te serão perdoados”. Imediatamente os escribas e fariseus murmuraram: “Quem este homem pensa que é para perdoar pecados?” E Cristo respondeu: “O que é mais fácil dizer: perdoados te são os pecados ou dizer: Levanta-te e anda?”


Amigos, será que, hoje em dia, somos como o paralítico? Estamos precisando que nossos amigos nos levem até Jesus de alguma forma? Se sim, não hesitemos em ir atrás dos nossos irmãos de fé, para que busquemos o Alto juntos!

Ou será que estamos agindo como os amigos que carregaram seu leito? Caso estejamos nessa situação que possamos pensar de forma profunda neste momento: Lembrem, que amigos precisam de minha ajuda? Que amigos tenho me afastado? Por que motivos? 

E assim pensando, da forma mais sutil possível, os levem até Jesus! Os levem até Jesus com as atitudes, com a simplicidade, com a discrição, com o sorriso, com a felicidade, se possível partilhando da Santa Eucaristia!

Uma grande pessoa escreveu certa vez: Um amigo pode discordar de nossas convicções de fé, visão política, modo de conceber o mundo, mas ele é quem vai entender-nos com maior facilidade em relação aos outros, pelo simples fato de ser nosso amigo. [...] É o amigo que nos conhece a partir do que somos, diferentes dos outros que nos julgam a partir do que aparentamos.”

“Ir ao encontro dos outros é o segredo para vencermos a nós mesmos”

(“Canção Para Cristo”)

Que possamos:

POR CRISTO, tomá-lo como exemplo de amizade familiar para nossa vida;
COM CRISTO, levá-lo para nossos amigos que ainda não o conhecem; e
EM CRISTO, formarmos uma grande amizade para assim crescermos juntos!

Uma excelente semana!

Um comentário: